Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2


CLUBE DOS ESCRITORES DE ITAPETININGA

CLUBE DOS ESCRITORES DE ITAPETININGA

 

 

Academia de Artes, Ciências e Letras, sem fins lucrativos, sem conotações religiosas
ou político-partidárias.

DATA DE FUNDAÇÃO: 12/4/2019                                     

Declarada de Utilidade Pública Municipal  pela Lei

 

OBJETIVOS:

1 - Congregar escritores nascidos e os que vivem/moram em Itapetininga e interessados em qualquer ramo da literatura, das artes e das ciências, de todas as tendências e estilos, novatos ou consagrados, sem fazer distinção ou pretender julgamento da qualidade do seu trabalho;

 2 - Colaborar na divulgação pessoal dos escritores e das suas obras;

 3 - Incentivar por todos os meios a publicação de títulos de autores novos e conceder honrarias, medalhas, diplomas de mérito de sua propriedade.

 4 - Realizar eventos com a participação dos seus membros e relacionados com os objetivos do grupo.

 

MEMBROS

 

21 membros de Itapetininga

  2 de Sorocaba

 3 de Sâo Miguel Arcanjo

 4 de Sâo Paulo

 

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO

 Atualmente o grupo utiliza o aplicativo Whatsapp na internet para se comunicarem entre si e resolverem assuntos atinentes ao Clube dos Escritores de Itapetininga.

HISTÓRICO

 

2017

Surgiu a idéia da formação do Clube quando um grupo de escritores resolveu  fazer livros pelo sistema da chamada Literatura Alternativa, como os livretos de cordel, feitos artesanalmente e com patrocinadores que tinham as suas publicidades estampadas no livreto,  que é ainda a idéia fundamental da nossa Cooperativa de Autores e dos chamados “Cadernos do Clube dos Escritores”, coletâneas de 8 a 12 autores com pequena tiragem e feito de forma simples, como um livreto formato brochura, sem a sofisticação do livro de editora.

2017

O grupo realizaou a I Flitapê e totalizou a publicação de 167 títulos e vendidos mais de 35 mil exemplares desses livretos.

 

Desenvolvimento de 354 edições do Programa de Rádio “Clube dos Escritores”, somente com declamação de poesias pela FM e na Rádio Difusora de Itapetininga. 

Seu slogan é “em busca da democracia literária” − cerne da filosofia do Clube dos Escritores, a qual prega que a literatura tem que ser acessível ao grande público, e da mesma forma, deve ser popularizada, para que todos a entendam e tenham capacidade de se expressar em sua própria língua. 

Clube dos Escritores é "O espaço definitivo para a divulgação da literatura de todos os escritores". Este slogan encontra-se na capa da revista do Clube.

 

 

Tendo Membros Titulares, Sócios contribuintes Honorários e os Sócios contribuintes assinantes da Revista Clube dos Escritores.

2019

Surge a Galeria dos Decanos do Conselho, com 20 Cadeiras.

 

2019

É lançado o terceiro slogan do Clube: “A literatura pode e deve ser tratada como espetáculo”.

 

 DIPLOMAS E MEDALHAS CRIADOS PELO DEPARTAMENTO DE HONRARIAS E MÉRITOS DA ENTIDADE


Clube dos Escritores: onde os autores são os artesãos das palavras... e onde cada livro é uma obra-prima!

O Clube dos Escritores de Itapetininga foi criado a partir de uma reunião com pessoas interessadas em divulgar os seus trabalhos escritos e diante das dificuldades resolveram unir as forças para juntos podermos nos ajudar e dar continuidade naquilo que se propõe.

 

Vamos começar a montar o nosso site a partir das informações que iremos receber de nossos colegas escritores e esperamos que possamos poder usar este espaço para divulgação de todos os trabalhos que estão sendo feitos.

Vamos também vender os livros que todos tem para venda.

Enfim, vamos nos ajudar.

 

 Do original ao leitor: como os livros são feitos?

 

A grande maioria dos autores – e do público leigo em geral – desconhece as etapas de produção editorial que são necessárias para que um livro esteja impresso e pronto para ser distribuído para os leitores e para as livrarias.

De acordo com o perfil do autor e a partir das características do original, cada uma das etapas de produção podem ser mais ou menos minuciosas, para que haja uma adequação eficiente entre o texto apresentado pelo autor e as necessidades específicas tanto dos leitores, quanto das exigências do mercado.

Em princípio, todo o processo de edição inicia-se através da avaliação do original por um editor competente, que seja capaz de identificar as potencialidades da obra e o espaço que ela pode ocupar ou preencher para um público-alvo específico ou dentro de um nicho de mercado, bem como identificar também as eventuais lacunas, falhas ou incoerências que precisam ser corrigidas ou reavaliadas pelo autor, sempre com o objetivo de ter, como produto final, um livro com a melhor qualidade possível.

A grande complexidade do mundo dos livros e do mercado editorial decorre do fato de que não existem dois livros iguais. Cada obra publicada surge como um projeto único, que está intrinsecamente ligado ao autor, como também ao seu próprio conteúdo. Além disso, devemos também considerar que, apesar do autor ser o criador intelectual do conteúdo, muitos outros profissionais acabam participando e contribuindo com elementos secundários capazes de exercer influências no resultado final da publicação. Entre estas influências podemos citar, por exemplo, a de uma capa que represente da melhor forma possível o conteúdo, ao ponto de exercer atração aos leitores, ou mesmo a importância de um bom planejamento visual e projeto gráfico, capazes de proporcionar, através de elementos como tipologia e  legibilidade, a melhor experiência como prazer de leitura .

Desta forma, assim que um autor apresenta  a sua obra finalizada e entra em um acordo de publicação, a trajetória do original deve passar por todas as etapas de editoração, começando pela revisão do texto e posteriormente pelas fases de copidesque, revisão técnica (em publicações específicas), planejamento gráfico e criação de capa, diagramação, revisão de provas de impressão, até chegar ao produto final do livro pronto para ser distribuído e colocado nas livrarias ou ao alcance dos seus potenciais leitores.

No entanto, ao chegarmos nesse ponto, podemos considerar que estamos apenas na metade do caminho. Para que o sucesso seja realmente alcançado, não basta atingir este ponto e esperar que, a partir daqui, o livro tenha vida própria e se venda por si mesmo nas prateleiras das livrarias, pois a experiência e a observação nos ensinam que sem a divulgação e a promoção da obra, o ciclo esperado entre o autor e o leitor não se fecha, ou seja, mesmo tendo um produto final como um livro de boa qualidade, todo o trabalho minucioso e dedicado feito nas etapas anteriores pode ser perdido.

Este é um site do Clube dos Escritores de Itapetininga criado especificamente para discutir todos os assuntos relacionados com a produção, divulgação e venda de livros, abrangendo todas as peculiaridades do mercado editorial e que tem como objetivo principal, orientar autores independentes e demais interessados em busca do sucesso na publicação de suas obras.